25.03.2020 - Post : Qual a importância de alimentos balanceados?

Todas as pessoas que possuem animais de estimação desejam que eles se mantenham saudáveis, felizes e ativos e para isso, é necessário oferecer uma nutrição adequada. Assim como as crianças, se fizermos o teste de colocarmos dois pratos na frente delas, um cheio de doce e o outro cheio de verduras e legumes, elas irão optar pelo de doces, os animais fazem a mesma coisa escolhendo o que mais agradam seu paladar, então é muito importante garantir que eles comam o que precisam para atender as necessidades nutricionais e não o que eles acham mais saboroso, e isso é feito através de uma alimentação balanceada.

Assim como seus proprietários, os animais de estimação precisam de uma dieta balanceada que contenha a quantidade certa de proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais para que se desenvolvam corretamente e fiquem saudáveis. Esses nutrientes devem estar presentes, não apenas nas quantidades corretas, mas também na proporção correta entre si, para fornecer uma dieta nutricionalmente completa e equilibrada. Quando os nutrientes não estão presentes nas proporções adequadas, podem ocorrer algumas doenças nutricionais ocasionadas por excesso ou carência destes nutrientes, por exemplo: excesso de gordura que causa obesidade, falta de vitaminas C em dietas para porquinho da índia que causa escorbuto.

Os animais de estimação apresentam exigências nutricionais diferentes ao longo da sua vida, por exemplo: quando estão em fase de crescimento, tem exigência diferente de quando adulto, ou em fase de reprodução, estado de saúde e condições ambientais.

A energia é um nutriente necessário para a manutenção do metabolismo dos animais, para que consigam realizar as atividades rotineiras como nadar, correr (dependendo da espécie), crescimento adequado, reprodução e saúde. Os animais obtêm energia através do metabolismo dos carboidratos, gorduras e aminoácidos presentes nos alimentos.

Visando atender às necessidades específicas de cada animal, no momento do desenvolvimento de um alimento deve-se levar em consideração o correto equilíbrio de energia e demais nutrientes essenciais. É utilizado a energia, pois os animais comem para suprir suas necessidades energéticas, por este motivo, em um alimento completo e balanceado todos os nutrientes essenciais devem estar presentes nas quantidades corretas relativas à energia.

Lembrando que é muito importante ler no rótulo a classificação do alimento, se é: completo, distrativo ou atrativo.

 

Texto: Samara Mostafa

Zootecnista da Nutricon

 Bibliografia:

Wortinger, A. Nutrição para Cães e Gatos. 2009. 1a Edição. Editora Roca. São Paulo.

Voltar