Dicas para montar um aquário

Monte seu próprio aquário, e escolha você mesmo seu novo amiguinho!

Se você pretende montar um aquário, mas não tem nenhuma experiência com esta prática, aconselho que monte um aquário de água-doce. É mais barato e mais fácil de mantê-lo em equilíbrio.
O aquário de água salgada é tentador por sua beleza, mas requer prática, uma verba gorda e muita paciência até que as condições biológicas estejam ideais para a introdução de peixes.

• Antes de iniciar a montagem, pesquise quais os peixes você quer ter em seu aquário. Se for a sua primeira experiência, procure criar peixes de manutenção mais simples como lebistes, néons, molynésias, platys…
• Escolha o tamanho do aquário que você pretende ter. Lembre-se que o tamanho do aquário limita a quantidade de peixes. Não se deve superpopulacionar um aquário, os peixes necessitam de espaço para nadar.
• Depois de escolhido o aquário, lave-o apenas com água e sabão. Não utilize produtos químicos.
• Escolha um tipo de filtragem adequado ao tamanho do aquário escolhido. Em lojas especializadas você encontra diversas opções de filtros e bombas.
• No fundo do aquário deve ir uma camada de cascalho. Este cascalho é importante para um bom agrupamento das colônias de bactérias que ajudam a equilibrar o pH do aquário.
• Coloque plantas no seu aquário. Lembre-se que as plantas mais verdinhas necessitam de mais luz do que as outras.
• A iluminação do aquário também depende do tamanho escolhido. Existem lâmpadas próprias para aquários. A luz ajuda na fotossíntese das plantas e deve ficar acessa em média 8 horas por dia.
• Após lavar o aquário e colocar o cascalho no fundo, deve-se colocar água filtrada e sem cloro. Depois de montá-lo, verifique o pH da água e deixe o aquário descansar por 7 dias antes de colocar os peixes.

EQUIPAMENTOS BÁSICOS NECESSÁRIOS PARA A MANUTENÇÃO DE UM AQUÁRIO DE ÁGUA DOCE:

– Kit de teste de PH
– Sifão para limpeza
– Luminária
– Termostato
– Filtro biológico
– Bomba de circulação

Fonte: bettafarofino.blogspot.com.br

Post anterior
Tartaruga para aquário e aquário para tartaruga!
Próximo post
Ideias para habitats de coelho
Menu