17.04.2020 - Post : Qual a importância do cálcio nos alimentos para tartarugas?

Primeiramente vamos falar sobre a importância do cálcio no organismo dos animais e depois a função específica dele para as tartarugas.

O cálcio é o elemento mineral mais abundante encontrado no organismo dos animais, está presente de 1% a 2% no organismo e mais de 90% deste cálcio é encontrado no esqueleto e nos dentes. Ele apresenta várias funções no organismo, sendo a principal a formação do tecido ósseo e processo de ossificação. Também está envolvido em importantes processos metabólicos, tais como: coagulação sanguínea, contração muscular, transmissão dos impulsos nervosos, regulação cardíaca e ativação de enzimas.

A absorção do cálcio ocorre no sistema digestivo através do orgão duodeno. Alguns fatores influenciam na sua absorção, dentre eles podemos citar:

  • Fatores intrínsecos dos animais;
  • Fonte utilizada de cálcio e sua quantidade presente na dieta;
  • Proporção adequada de cálcio e fósforo na dieta;
  • Existência de quantidade adequada de vitamina D3 no organismo do animal.

Ele é um dos minerais mais importantes para a saúde das tartarugas. Este nutriente apresenta várias funções no funcionamento do organismo que já foram descritas aqui em cima. A carapaça ou casco desses animais é composta por 65% de mineral, sendo que o cálcio é o dominante e o fósforo é o segundo. A falta de cálcio na dieta pode causar problemas na saúde desses animais, dentre eles:

  • Má formação da carapaça;
  • Falta de apetite;
  • Nadar ou andar de forma errada;
  • Inchaços pelo corpo;
  • Nas tartarugas grávidas má formação dos ovos e dificuldade em movê-los para fora do seu corpo.

Esse elemento mineral está presente em vários alimentos, porém está mais disponível em ingredientes de origem animal e mineral. As principais fontes de origem animal são: farinha de peixe, farinha de vísceras de aves, farinha de carne e ossos e a farinha de ostras. E nas de fonte mineral é encontrado no calcário. Estes ingredientes citados fazem parte da composição das dietas comerciais elaboradas para tartarugas, mas existem outros ingredientes que também são fontes de cálcio e podem ser oferecidos, como por exemplo o gammarus, os minis camarões, insetos desidratados, vegetais de folhas verdes, por exemplo a couve, porém esses ingredientes devem ser consumidos como forma de petisco.

Neste texto citamos a importância de um nutriente específico, mas como sabemos todos os nutrientes são importantes e muitas vezes um depende de certa quantidade de outro para ser absorvido ou produzido pelo organismo, por isso é importante no momento de escolher um alimento para seu animal de estimação, que ele seja completo, que contenha todos os nutrientes necessários, como proteína, gordura, fibra, vitaminas e minerais adequados para a espécie e a fase de vida do animal. Os petiscos devem ser dados como forma de recompensa ou enriquecimento ambiental para distrair o animal, pois não contém todos os nutrientes necessários e podem causar doenças nutricionais, má formação e em alguns casos a morte do animal.

Na Nutricon temos alimentos completos para tartarugas aquáticas e jabutis em fase adulta e para fase de crescimento.

 

Texto: Samara Mostafa

Zootecnista da Nutricon

Bibliografia:

Almeida, C.G. Fontes e disponibilidade de cálcio e fósforo para a tartaruga-da-amazônia – Podocnemis expansa criada em cativeiro. Dissertação (mestrado). Jaboticabal – São Paulo. 2007.

Andrigueto, J. M.; Perly, L.; Minardi, I. et al. Nutrição Animal.: as bases e os fundamentos da nutrição animal: os alimentos. 4 ed.  São Paulo: Nobel, 2002. 305p.

Voltar