11.06.2019 - Post : Qual a diferença entre aquecedor, termostato e termostato com aquecedor?

Aquecedores

São equipamentos elétricos que tem como função aquecer a água do aquário. Possuem uma resistência interna, semelhante à de um chuveiro elétrico, a qual aquece com a passagem da água. Está resistência fica, geralmente dentro de um tubo de vidro que é submerso e elevando a temperatura da água ao seu redor.

O problema com estes equipamentos é que eles apenas esquentam, cabendo ao usuário saber o momento de ligá-lo e desligá-lo. Isso pode fazer com que a temperatura se eleve muito, matando os peixes "cozidos". 

Mesmo que a temperatura não suba tanto, a dependência de um controle humano faz com que a temperatura varie muito, o que é prejudicial à saúde dos habitantes do aquário.

Para evitar este descontrole pode-se usar um equipamento chamado termostato.

 

Termostato

Este é, também, um equipamento eletrônico, mas com função bem diferente. Ele irá, apenas, controlar a temperatura do aquário, ligando ou desligando o aquecedor automaticamente, ou seja, ele deve estar sempre acoplado à um aquecedor. 

O termostato funciona através de um termômetro que indica a temperatura da água.

Por exemplo, se desejamos manter o aquário a 27°C, o termostato irá ligar o aquecedor quando a temperatura estiver abaixo de 27°C e desligá-lo quando estiver acima, mantendo a temperatura estável.

 

Aquecedor com Termostato

Tanto aquecedores quanto termostatos podem ser comprados separadamente, mas alguns modelos de aquecedores já vêm com termostato acoplado, o que é muito prático pois dispensa o uso de vários equipamentos.

 

Por que usá-los?

Uma dúvida persistente entre os aquaristas é: Quando preciso aquecer a água do aquário? E para entendê-la precisamos saber um pouco sobre a fisiologia dos peixes. 

Os peixes são animais pecilotérmicos, também chamados de animais de sangue frio. Isso significa que sua temperatura corporal varia em função da temperatura ambiente. Mas lembre-se, de pesquisar sobre qual a temperatura ideal do peixe que você tem em seu aquário.

Todo ser vivo, possui um metabolismo ajustado à uma determinada temperatura. O ser humano, por exemplo, possui uma temperatura ideal de 36,5°C e cada espécie de peixe também apresenta uma determinada temperatura em que seu metabolismo funciona melhor. Como muitos peixes criados em aquários são de águas tropicais, eles apresentam uma temperatura ideal em torno de 25°C, o que pode ser difícil de se manter em algumas estações do ano sem o uso de aquecedores. 

Caso a temperatura esteja muito acima ou muito abaixo da ideal para a espécie, isso irá comprometer o metabolismo e poderá levar à morte do animal.

Essas variações de temperatura são muito nocivas, por isso é importante usar um aquecedor com termostato durante todo o ano todo para manter o aquário sempre estável. 

 

Qual melhor opção para meu aquário?

A proporção padrão é de 1W para cada litro de água. Ou seja, se tiver um aquário de 50L, use um aquecedor de 50W de potência. Para regiões ou estações mais frias é possível elevar esta proporção para 2W por litro. 

 

 

Texto: Dicas aquário net

 

 

 

Voltar