20.08.2018 - Post : Peixe Betta: Macho ou fêmea? Como identificar?

Os peixes Bettas são conhecidos por serem “briguentos” e frequentemente são vendidos em contêineres individuais. Apesar de parecerem todos iguais e apresentarem comportamentos parecidos ao observá-los em pet shops, fêmeas e machos são bem distintos, mesmo que de forma sutil. É importante saber o sexo de peixes Betta para ver qual situação é adequada para criar dois ao mesmo tempo. 

Estas diferenças podem variar de acordo com a espécie, porém, em geral, algumas delas são conhecidas. Abaixo iremos falar algumas dessas diferenças para te ajudar a identificar se é um macho ou uma fêmea. 

Os Bettas machos geralmente têm barbatanas dorsais (parte superior), ventrais (parte inferior) e caudais compridas, que são cerca de duas a três vezes maiores que a altura do corpo. As dorsais e caudais “inclinarão” devido ao tamanho. As fêmeas apresentam barbatanas mais curtas, mais ou menos iguais à própria altura ou até mais curtas, com a barbatana ventral delas se assemelhando a um pente de cabelo.

Barbatanas curtas podem indicar que o Betta é fêmea, mas as características devem ser combinadas com outros fatores antes de se chegar a uma conclusão.

Analise também as cores, os machos geralmente têm cores brilhantes, ao contrário das fêmeas, que possuem coloração mais opaca, em especial no corpo. É possível concluir que o peixe é macho ao notar cores azuis, verdes ou vermelhas brilhantes.

Elas podem mudar dependendo do nível de estresse do peixe. As fêmeas ficarão mais “coloridas” quando nervosas.

Outra diferença é Bettas fêmeas apresentarão um pequeno ponto branco – o tubo ovipositor –na parte inferior do corpo, lembrando um grão de sal. Ele está localizado entre a borda da barbatana ventral e a cabeça do peixe. Este é um Método garantido de identificar as fêmeas, já que os machos não possuem.

É um pouco complicado encontrar o “ovipositor” em fêmeas jovens e com os órgãos sexuais ainda pouco desenvolvidos. À medida que o peixe envelhece e aumenta de tamanho, o tubo ovipositor ficará bem mais evidente.

Caso ainda esteja com dificuldade em encontrar esse ponto, alimente ou prepare o peixe para ser alimentado. Ele provavelmente irá para o topo do aquário, ficando em um ângulo mais propício para ver.

Preste atenção também no formato do corpo,  os machos são compridos e magros, enquanto as fêmeas não são tão grandes e apresentam mais robustez. É uma diferença sutil; o melhor a se fazer é familiarizar-se com os machos – que são mais fáceis de serem identificados – para usar o método de determinação de gênero dos Bettas. As fêmeas parecem mais “gordinhas” que os machos em relação ao formato do corpo.

Dicas

Identificar o sexo de peixes Betta é uma técnica que se desenvolve com o tempo e prática. Criadores experientes conseguem determinar que um Betta é macho até quando possuem apenas 1,90 cm de comprimento!

Quando estiver em dúvida, tente encontrar um especialista em peixes dessa espécie em uma loja especializada em peixes. As grandes lojas de departamento para animais geralmente não possuem profissionais que entendam do assunto.

Ao determinar o sexo de um Betta adulto, analise o tamanho dele para identificar sinais que ajudarão bastante na tarefa. Na maioria dos casos, o corpo das fêmeas é menor.

Avisos

Não há problema em manter Bettas fêmeas juntas – desde que fiquem sob condições adequadas. No entanto, os machos precisam sempre ficar separados, assim como machos e fêmeas, com exceção de curtos períodos para acasalamento.

 

Fonte: wikihow

 

Voltar