27.05.2020 - Post : Por que é usado extrato de levedura nos alimentos para pets?

As leveduras e seus derivados de processamento (os aditivos a base de levedura) são ingredientes naturais e apresentam compostos com características funcionais, como:

  • Fortalecimento do sistema imunológico; criando barreiras contra doenças;
  • Potencialização da absorção de micotoxinas;
  • Melhor palatabilidade do alimento.

São utilizados em alimentos para diversas espécies (bovinos, aves, cães, gatos, caprinos, peixes, camarões etc) devido a sua biossegurança.

Nos alimentos Nutricon para peixes, roedores e répteis de estimação utilizamos a levedura de cana de açúcar e seus derivados de processamento, como: extrato de leveduras e os mananoligossacarídeos, pois proporcionam benefícios na nutrição dos animais.

A levedura de cana de açúcar faz parte de um grupo de micro-organismos obtidos da fermentação alcoólica da cana de açúcar que posteriormente serão desidratados.

Essa levedura desidratada é constituída principalmente de células de Saccharomyces cerevisiae e é utilizada na alimentação animal como suplemento nutritivo por apresentar alto teor proteico e excelente balanço de alguns aminoácidos essenciais (como alto teor de lisina e treonina) que são importantes em promover estrutura para muitas atividades biológicas e a formação de proteínas corporais. É também rica em vitaminas do complexo B, que estimulam o funcionamento do fígado e auxiliam na absorção de carboidratos, lipídeos e aminoácidos no metabolismo.

O extrato de levedura é produzido pelo processo de hidrólise, que disponibiliza um conteúdo dentro das células das leveduras rico em nucleotídeos (que servem de blocos construtores de proteínas), eles são importantes para um crescimento adequado dos animais, principalmente nas fases de crescimento e juvenil, além de ser um produto de alta digestibilidade proteica, com excelente perfil de aminoácidos e palatabilidade.

Os prebióticos mananoligossacarídeos e as β-glucanas são os carboidratos presentes na parede celular das leveduras que atuam no trato gastrointestinal, reduzindo a colonização das bactérias patogênicas e melhoram a resposta do sistema imune. As glucanas também previnem os efeitos negativos do estresse.

 

Texto: Samara Mostafa

Zootecnista da Nutricon

Bibliografia:

Butolo, J. E. Qualidade de ingredientes na alimentação animal. 2010. 2a Edição. Colégio Brasileiro de Nutrição Animal. Campinas.

O papel dos aditivos à base de levedura para o estímulo da palatabilidade PET. Site https://materiais.iccbrazil.com/cadastro-ebook-palatabilidade?gclid=EAIaIQobChMIsqPp69Ow6QIVhg-RCh051wjoEAMYASAAEgJ-ofD_BwE

Gaiotto, J. R. Utilização de levedura de cana-de-açúcar (Saccharomyces cerevisiae) e seus subprodutos na alimentação de juvenis de pintado (Pseudoplatystoma coruscans). 2005 Tese (Mestrado). Universidade de São Paulo. Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos. Pirassununga.

Voltar