14.04.2020 - Post : O que o ovo nas rações proporciona para os bichos?

O ovo é um alimento extremamente saudável e é considerado um dos mais completos. Classificado como alimento funcional, proporciona benefícios à saúde, possui ação específica para determinados órgãos ou tecidos alvos; restabelecendo a sua função, além dos nutrientes tradicionais que contêm.

Ele vem sendo utilizado como ingrediente nos alimentos para animais de estimação e produção por ser considerado uma fonte de proteína de origem animal de excelente qualidade (53% de proteína bruta) além de:

  • Ter alto valor biológico, contendo os dez aminoácidos essenciais que o organismo dos animais não consegue sintetizar e deve ser fornecido na dieta;
  • Ser uma de fonte de colina; vitamina essencial para o desenvolvimento do cérebro e que ajuda a prevenir defeitos congênitos;
  • Fornecer quantidades significativas de vitamina D e do complexo B, especialmente a B12 que não é encontrada em alimentos vegetais;
  • Conter minerais como o selênio, fósforo, ferro, zinco e cálcio.

Nas formulações dos alimentos para bichos de estimação é utilizado o ovo em pó que é obtido pelo processo de desidratação pelo método spray-dry, o qual preserva totalmente as características nutricionais do alimento. 

Nos alimentos completos Nutricon utilizamos o ovo em pó em algumas linhas de produtos para peixes e tartarugas, sendo elas: Carnívoros, FlowerHorn, Marinho dia-a-dia, Marinho Soft, Nutribetta, Spirulina, Turtle e Turtle baby.

 

 

Texto: Samara Mostafa

Zootecnista da Nutricon

 Bibliografia:

Figueiredo, A. N.; Miyada, V. S.; Utiyama, C. E.; Longo, F. A.; Ovo em pó na alimentação de leitões recém-desmamados. Revista Brasileira de Zootecnia, v.32, n.6, p.1901-1911, 2003 (Supl. 2).

Butolo, J. E. Qualidade de ingredientes na alimentação animal. 2010. 2a Edição. Colégio Brasileiro de Nutrição Animal. Campinas.

Voltar