08.07.2020 - Post : Qual a diferença entre os alimentos Nutrirabbit, Nutriroedores e Chinchila da Nutricon?

Nos últimos anos vem aumentando a procura por roedores e coelhos (lagomorfos) como animais de estimação, este fato pode ser justificado por eles ocuparem menor espaço físico para sua criação quando comparado a outros animais, como cães e gatos, além do temperamento, pois são animais dóceis, inteligentes, simpáticos e expressivos.

Os roedores mais comuns como animais de estimação são: Ratos, Camundongos, Chinchilas, Porquinho da Índia, Gerbil e os Coelhos que pertencem a ordem Lagomorfa.

O ato de ter um animal como pet exige que o tutor tenha conhecimento dos cuidados necessários para cada espécie que deseja criar e a alimentação deve merecer uma atenção especial. Os animais de companhia dependem totalmente dos alimentos que seus tutores oferecem, então uma dieta com alimentos completos e balanceados adequados para cada espécie, promove o bem-estar, saúde e longevidade do animal.

No mercado existem uma inúmera variedade de alimentos destinados aos roedores e seus tutores acabam escolhendo o alimento apenas pelo aspecto visual, ao invés de se preocupar com o aspecto nutricional, devido esta atitude é muito comum ocorrerem problemas nutricionais nestes animais de estimação devido à falta de informação de seu dono quanto a qualidade do alimento, ao tipo e quantidade correta a ser. É comum ser oferecido como alimento principal misturas de sementes desbalanceadas, atitude que pode gerar distúrbios nutricionais e acabar comprometendo a saúde do animal.

Os alimentos são formulados para atender as necessidades nutricionais de acordo com o hábito alimentar da espécie, pois as características anatômicas e morfofisiológicas do sistema digestivo estão diretamente relacionadas aos hábitos alimentares.

Os pequenos roedores possuem hábito alimentar onívoro, já o Porquinho da índia, Chinchila e Coelhos são herbívoros. Pensando nas necessidades específicas de cada um desses animaizinhos a Nutricon desenvolveu alimentos específicos para cada um.

Cada um desses alimentos é formulado com ingredientes de alta qualidade e digestibilidade, enriquecido com prebiótico que auxilia a absorção de nutrientes, com vitamina C que melhora a resistência dos animais e com extrato de yucca que reduz o odor das fezes, além disso é isento de corantes artificiais em sua composição. É também uma excelente fonte de fibras, nutriente essencial para essas espécies, principalmente para os animais que são herbívoros; em cada alimento a quantidade e tipo de fibra está presente de acordo com a exigência específica da espécie. Para evitar a obesidade, os níveis de gordura presentes em cada formulação estão ajustados para cada espécie e são fontes de ácidos graxos essenciais da família ômega-3 e família ômega-6, que são importantes para manter a pele e os pelos saudáveis. Os ingredientes fornecedores destes nutrientes são linhaça e óleo de soja. Os níveis de proteína bruta são diferentes em cada alimento e estão ajustados para cada espécie.

O alimento Nutriroedores possui formato atrativos de corações que possibilita se alimentarem mais facilmente, ele é destinado para: hamster, gerbil, topolino entre outros pequenos roedores. Devido a ampla variedade de espécies a que se destina, os níveis nutricionais foram balanceados de forma que atenda a todas. Sua formulação possui farinha da alga Schizochytrium sp que apresenta alta concentração de ácidos graxos poli-insaturados da família ômega 3, principalmente pela presença do ácido graxo DHA – docosahexaenóico que auxilia a saúde do cérebro. Outro destaque de ingrediente é o ovo, fonte de vários nutrientes essenciais, como: proteína, aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais.

Chinchilas e porquinho-da-índia não têm capacidade de sintetizar a vitamina C em quantidades adequadas e no alimento Chinchila Nutricon destinado a estes animais é realizado a suplementação desta vitamina. Entre os demais ingredientes presentes na formulação é utilizado o melaço que melhora a palatabilidade do alimento.

No alimento Nutrirabbit destinado a coelhos é feita a suplementação dos aminoácidos essenciais como a lisina, metionina, triptofano e treonina que são necessários para todos os processos vitais.

 

Texto: Samara Mostafa

Zootecnista da Nutricon

Bibliografia:

Butolo, J. E. Qualidade de ingredientes na alimentação animal. 2010. 2a Edição. Colégio Brasileiro de Nutrição Animal. Campinas.

Rodrigues, A. M. Particularidades na alimentação de animais de companhia. Escola Superior Agrária, Quinta da Sra. De Mércules. Castelo Branco. Portugal.

Estrázulas, M. Avaliação Nutricional de dietas comerciais para roedores domésticos. 2012 Tese (Mestrado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Veterinária. Porto Alegre.

Voltar